terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Shiatsu

Shi – Pressão + Atsu - dedos

Shiatsu tem a finalidade de prevenir e tratar patologias. É uma técnica para melhorar a saúde através da remoção dos elementos causadores de fadiga, e da estimulação dos poderes de recuperação naturais ao organismo, usando a pressão manual e digital sobre determinados pontos na superfície do corpo.
A técnica empresa a polpa dos dedos e dos polegares e dos tênares das mãos. O princípio básico do shiatsu consiste em aplicar pressão à superfície do corpo, de modo gradual, para que a mesma penetre nos músculos e os torne flexíveis. A ação do shiatsu como efeito terapêutico é acentuado, pois as pressões utilizadas invocam os poderes naturais de recuperação do próprio corpo.
O Shiatsu visa restabelecer ou melhorar os fluxos sanguíneos e linfáticos, bem como desobstruir regiões específicas para a plena fluidez e harmonia da energia vital, responsável pelo estado de saúde da pessoa.
Os benefícios ao receber o Shiatsu são:
- Restabelece e equilibra a energia;
- Alivia a tensão ou rigidez;
- Melhora a respiração;
- Melhora a circulação.

NOTA: A utilização de qualquer terapia complementar para o tratamento de patologias não isenta o cliente da necessidade de autorização médica.

Shantala

“Sim, os bebês tem necessidade de leite,
Mas muito mais de serem amados e receberem carinho
Serem levados, embalados, acariciados, pegos e massageados”
Leboyer

A Shantala é uma massagem milenar indiana e que lá faz parte dos afazeres diários das mães, mas no ocidente foi disseminada pelo médico Frederick Leboyer, que se deparou com a cena de uma mulher em uma calçada pública massageando seu bebê. Seu nome era Shantala e ela era paraplégica e estava em uma associação de caridade em Calcutá. Devido a emoção que sentiu com a cena, ele batizou a técnica em sua homenagem.
O contato entre os pais e o bebê é muito importante para o desenvolvimento saudável, tanto físico quanto psíquico da criança, além dos laços que são criados nos primeiros anos de vida.
As técnicas ensinadas aos pais objetivam proporcionar aos dois momentos agradáveis junto ao seu bebê, acompanhando todos os benefícios da massagem que o ajuda, desde os primeiros meses de vida até o início da infância, a atingir plenamente o seu potencial físico em cada fase do desenvolvimento.

NOTA: A utilização de qualquer terapia complementar para o tratamento de patologias não isenta o cliente da necessidade de autorização médica.


Reflexologia


Os praticantes de reflexologia, assim como vários estudos a respeito, acreditam que existem pontos em cada uma das áreas reflexas que refletem a situação de saúde do corpo humano por inteiro, por isso a reflexologia pode ser além de técnica de massagem, uma forma de diagnóstico energético e patológico.
A reflexologia é uma técnica de tratamento massoterapêutico que estimula as áreas reflexas para aliviar dores e distúrbios em várias partes do corpo.
As zonas reflexas mais conhecidas são nas mãos, nos pés, na orelha, coluna vertebral e face.
As manobras utilizadas são deslizamento para tonificação do organismo e pressão para sedação do organismo.
Os efeitos mais comumente descritos são: melhora da circulação, normalização das funções glandular e orgânica, além da indução a um estado de relaxamento.
 
NOTA: A utilização de qualquer terapia complementar para o tratamento de patologias não isenta o cliente da necessidade de autorização médica.





segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Drenagem Linfática

Como o sistema linfático, diferente do sistema venoso, não possui uma bomba (coração), para circular a linfa pelo corpo humano, sendo este realizado através da contratura muscular, algumas vezes é necessária a drenagem manual da linfa para que as toxinas existentes sejam expelidas pela urina ou suor, e os nutrientes sejam enviados para a corrente sanguínea.
O objetivo dessa técnica é drenar o excesso de líquido acumulado nos espaços intersticiais (entre os tecidos), agindo no edema linfático. Ajuda na eliminação de retenção hídrica, assim como na eliminação de toxinas acumuladas no corpo.
As manobras da drenagem linfática manual são basicamente: Círculos com os dedos ou com as mãos; Movimentos combinados; Pressão e deslizamento em bracelete. A pressão é leve, mas firme. A pele não deve ficar avermelhada e as manobras não devem em hipótese alguma provocar dor.
As indicações para a realização de uma drenagem linfática são entre tantos: Pré e pós-cirurgia plástica e pós lipoaspiração; tensão nervosa ou muscular; síndromes vasculares; telangectasias (vasinhos); microvarizes e varizes; linfedemas gestacionais, pré-menstruais; revitalização facial e retenção de líquidos.
Os efeitos de uma drenagem linfática manual são: Melhor oxigenação; Melhora a defesa e ação antiinflamatória; melhora o funcionamento do intestino; a absorção de nutrientes pelo trato digestivo; melhoras nos problemas circulatórios em geral e desintoxicação da musculatura (fadiga).

NOTA: A utilização de qualquer terapia complementar para o tratamento de patologias não isenta o cliente da necessidade de autorização médica.

Anmá

An – Pressão  + Má - Deslizamento
Anmá significa “Apaziguar com as mãos”, mas também significa, na antiga língua chinesa “empurrar-puxar”.
Essa técnica tem mais de 5000 anos, estando sua origem ligada ao período do lendário Imperador Amarelo chinês. É importante salientar que a medicina chinesa se desenvolveu tanto na sua vertente curativa como na preventiva.
As manobras básicas do anmá são: pressão e alongamento executados com polegares, dedos, braços, cotovelos em determinados pontos de acupressão ao longo dos 14 maiores meridianos do corpo.
O objetivo da utilização da técnica do Anmá é a eliminação de bloqueios energéticos e a liberação do fluxo de energia no corpo, restaurando, promovendo um bom nível de saúde.
Seus efeitos:
- Estimulação do sistema nervoso central;
- Melhoria da circulação sanguínea;
- Estimulação energética;
- Redução de tensões musculares;
- Sensação profunda de relaxamento e bem estar.
Essa técnica pode ser utilizada em qualquer pessoa e em qualquer tipo de ambiente.

NOTA: A utilização de qualquer terapia complementar para o tratamento de patologias não isenta o cliente da necessidade de autorização médica.

Bioabsorventes Ecológicos

Durante a vida fértil, cada mulher utiliza de 10 a 15 mil absorventes descartáveis. Embora práticos, eles geram lixo e impactos negativos no meio ambiente. Por isso, vários institutos e pessoas criaram os bioabsorventes ecológicos, confeccionados artesanalmente em algodão (com uma toalhinha interna para a absorção do fluxo) que podem ser lavados na máquina e usados por muitos ciclos e vem em diversas estampas e tamanhos. São antialergênicos e são livres de substâncias químicas.

Além do fator ambiental, a utilização dos bioabsorventes nos remete a aceitação feminina de nosso ciclo, trazendo mais saúde e aliviando os sintomas da TPM.

Você pode lavar seu bioabsorvente com produtos puros e biodegradáveis e oferecer seu ciclo de volta à Terra e para as plantas. É uma alternativa aos absorventes descartáveis que correspondem a um dos principais lixos produzidos na cidade e são constituídos de diversas químicas não saudáveis.

Experimente... faça uma pesquisa na internet, busque informações e depoimentos de quem usa e faça seu pedido ! Você não irá se arrepender.

Fonte: bioabsorventesecologicos.blogspot.com
Foto: Ana Paula Alcantara

Para saber mais e adquirir também acesse: http://artemisiafeminina.spaces.live.com/