Nutrição

Alimentação é nutrir Corpo e Alma. Saiba mais.... Nutrição....
 



Colorido à mesa ! Muito bom, alegre e saudável !

"Eu achava que me alimentava bem, até que comecei a me nutrir. Foi desse ponto em diante que descobri o valor do alimento para mim, como ser físico, mental, energético e espiritual.

Temos o hábito de nos alimentar, pelo menos, 3 vezes por dia, e de vez em quando um lanchinho entre refeições, pois é isso que todo nutrólogo/ nutricionista diz. Mas esse profissional nos dá muitas outras dicas, outras referências que não cumprimos, e depois reclamamos porque ficamos doentes, sem ânimo, e engordamos....

Minha descoberta foi em 1998, quando eu comia muito pouco e mal, e vivia a base de café e bolacha de água e sal, de vez em quando uma fruta entrava no meio da manhã, uma barrinha de cereal no meio da tarde, mas a noite não comia nada. Só na hora do almoço resolvia comer uma salada e um grelhado, e mesmo assim, minhas frescuras gastronômicas me impediam de comer alimentos verde escuros, alguns legumes e tubérculos, etc. Descobri então que a cafeína inibia minha fome, não tinha vontade de comer. E com o tempo, fui percebendo que engordava, me sentia fraca, engordava, desanimada, engordava, só tinha disposição para o trabalho, mas chegando em casa, caia na cama exausta e engordando. Resolvi que não poderia continuar engordando, a idéia da estética falando mais alto, fui em um especialista que não encomendou nenhum exame de sangue, nem perguntou meus hábitos alimentares e me prescreveu um ansiolítico e remédios para emagrecer. Posso dizer que não funcionaram, só me desidratei, pois eu já não comia nada mesmo, só tomava líquido, então não teria como perder peso já que eu não estava ingerindo gorduras. (era o que eu pensava).
Lendo uma reportagem em uma revista antiga, descobri que como modo de proteção, meu organismo segurava tudo o que eu consumia e o transformava em gordura, pois não tinha idéia de quando me “abasteceria” novamente, então meu organismo armazenava a gordura para então utilizá-lo em caso de necessidade, tornando assim, meu metabolismo lento, e por falta de nutrientes, proteínas e sais minerais, era pura gordura.
Resolvi então me conscientizar,..., embora achasse que não estava me alimentando de todo mal, marquei uma consulta com uma nutróloga, que pediu exames de sangue, tirou minhas medidas, perguntou como eu me alimentava, do que mais gostava, do que menos gostava e o que não passaria sem. Me prescreveu uma dieta com base no resultado dos exames, e foi aí que descobri o novo mundo da nutrição – a reeducação alimentar. Eu não queria perder peso (seria ótimo sim, mas não era o objetivo principal). Eu queria sim aprender a comer bem, a nutrir meu corpo, e como resultado, acabei achando fascinante o mundo dos alimentos, dos temperos, das temperaturas, dos nutrientes.
A Médica cortou muitas coisas e adicionou outras tantas.. de 2 em 2 horas eu precisava comer algo; como não comia quase nada, me via mastigando toda hora, até cansava.
Um mês depois voltei a consulta, narrei como havia sido meu mês e ela me passou outra dieta, e a cada mês outra dieta. Depois de 6 meses assistida pela nutróloga, perdi medidas e peso, mas ganhei muito mais sabor: meu mundo se tornou mais colorido, minha alma mais leve, meu raciocínio mais lógico e rápido, meu sorriso mais espontâneo e minha alimentação hoje é rica em nutrientes, em cores, em sabores e prazer em nutrir meu corpo, minha mente e meu espírito.
Somos seres de matéria e de energia, e com o tempo gastamos os dois. Uma das formas de repôr essa energia é através da alimentação, além da respiração, meditação, etc... A alimentação é uma das fontes mais ricas em energia. Cada alimento preparado, cada combinação de temperos que aguçam os sentidos, cada mistura que colocamos no prato e o ambiente, o prazer de boa companhia (mesmo que seja a sua própria). Pensar que vem da terra, da água, nutrido pelo sol, pela chuva, pelo adubo, colhido por alguém que tomou cuidado em não amassar, não deixar cair no chão. Cuidado no embalar para chegar inteiro para nós. Bem.... agora estou meditando sobre a cadeia. Mas mesmo que não tenhamos tempo suficiente para pensar em tudo isso, temos que ter tempo de nos nutrirmos. Porque temos tempo para os outros e não para nós mesmos que cuidamos dos outros? Uma hora essa energia acaba. Precisa ser reposta e esse amor-próprio não pode ser esquecido. Quanto tempo você consegue ficar sem se nutrir ?".
Uma excelente refeição.... Nutra-se. Eu recomendo. Que Alegria e Energia que dá !!!!

Dia: 23/07/2010