segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Drenagem Linfática

Como o sistema linfático, diferente do sistema venoso, não possui uma bomba (coração), para circular a linfa pelo corpo humano, sendo este realizado através da contratura muscular, algumas vezes é necessária a drenagem manual da linfa para que as toxinas existentes sejam expelidas pela urina ou suor, e os nutrientes sejam enviados para a corrente sanguínea.
O objetivo dessa técnica é drenar o excesso de líquido acumulado nos espaços intersticiais (entre os tecidos), agindo no edema linfático. Ajuda na eliminação de retenção hídrica, assim como na eliminação de toxinas acumuladas no corpo.
As manobras da drenagem linfática manual são basicamente: Círculos com os dedos ou com as mãos; Movimentos combinados; Pressão e deslizamento em bracelete. A pressão é leve, mas firme. A pele não deve ficar avermelhada e as manobras não devem em hipótese alguma provocar dor.
As indicações para a realização de uma drenagem linfática são entre tantos: Pré e pós-cirurgia plástica e pós lipoaspiração; tensão nervosa ou muscular; síndromes vasculares; telangectasias (vasinhos); microvarizes e varizes; linfedemas gestacionais, pré-menstruais; revitalização facial e retenção de líquidos.
Os efeitos de uma drenagem linfática manual são: Melhor oxigenação; Melhora a defesa e ação antiinflamatória; melhora o funcionamento do intestino; a absorção de nutrientes pelo trato digestivo; melhoras nos problemas circulatórios em geral e desintoxicação da musculatura (fadiga).

NOTA: A utilização de qualquer terapia complementar para o tratamento de patologias não isenta o cliente da necessidade de autorização médica.

Um comentário:

  1. Gostaria se possívelme indicar na net um download de um dvd sobre drenagem linfática manual, já fiz um curso e gostaria de me aprimorar,obrigada, meu email
    sandra.mascarello@hotmail.com
    Obrigada.

    ResponderExcluir