sexta-feira, 23 de julho de 2010

Aromaterapia - Amor ao Aroma

Aromaterapia é o nome dado ao tratamento realizado, com a aplicação de óleos essenciais que são extraídos de flores, folhas, frutas e raízes.
Parece um tratamento bastante simples. E é. Mas para um resultado eficaz, devemos ter um conhecimento profundo sobre os óleos (suas propriedades e procedência), a necessidade do cliente e a melhor forma de aplicá-la (metodologia, dosagem, restrições).
A Terapia com Aromas é antiga, data de mais de cinco mil anos, e hoje até a medicina alopática a utiliza como remédio.
A Aromaterapia trabalha o campo físico e o campo psíquico do indivíduo, e é o que a torna tão atraente. Vejamos:
Os óleos essenciais possuem uma função terapêutica porque, apesar da aparente simplicidade, são constituídos por substâncias químicas poderosas, princípios ativos, como por exemplo, antibióticos e anti-sépticos, que quando em contato com a pele, penetram nos poros, atinge os vasos capilares, o sistema linfático e chegam aos órgãos ou à parte em desequilíbrio. E por ser uma medicina aromática, seguem, também, simultaneamente, por intermédio do olfato (nervos olfativos, sistema límbico, cérebro, memória, psique e sentimento), onde os odores estimulam a liberação de substâncias neuroquímicas sedativas ou estimulantes, e influem nos sistemas hormonal, circulatório e nervoso.
O tratamento com Aromaterapia pode ser feita com massagens, banhos, compressas e inalação.



Experimente !

Imagem: http://www.incenseinbulk.com/oils/aromatherapy.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário