quinta-feira, 31 de março de 2011

Lei do Carma, ou da Causa e Efeito

Quem semeia vento colhe tempestade. Quem semeia felicidade colhe alegria. Ao escolher um ou outro caminho, você cria o futuro, que começa aqui e agora.
Você já deve ter se perguntado: “Por que isso está acontecendo comigo?” A resposta nem sempre fica evidente. É provável que vasculhar na memória algumas de suas atitudes ajude a descobrir o motivo. Afinal, a cada instante fazemos escolhas que determinam nosso destino. Assim preconiza a lei do carma, ou da causa e efeito, segundo a qual a felicidade está na sabedoria de fazer espontaneamente aos outros o que desejamos para nós.
O carma é o resultado das ações dos homens e de suas conseqüências. Na escola, como na vida, aprendemos que “para cada ação existe uma reação igual e contrária”. É toma lá, dá cá. Para o bem ou para o mal, nossas atitudes retornam de maneira implacável e às vezes em diferentes contextos. A lei do carma é clara: nada do que se deve ao Universo fica sem ser pago.
Há que se ter uma disciplina ferrenha para ficar atendo a nossas ações e reações, pois muito de nosso jeito previsível reflete condicionamentos arraigados. Por conta deles, acionamos respostas automáticas. Ao sofrer um insulto, por exemplo, é bem provável que você se ofenda. Mas, lembre o contrário também é possível. Para Chopra, mesmo atitudes que parecem impensadas influenciam a energia ao nosso redor e, por extensão, o futuro.
 
Conscientizar-se de seus atos. Tente responder quais serão as conseqüências da escolha e se ela trará felicidade tanto para si quanto para os outros envolvidos.
Perceber a linguagem do corpo também ajuda. Observe as sensações de conforto ou desconforto que as perguntas acima lhe causam. Um nó no estômago ou um aperto no coração podem ser o sinal do Universo para seguir outro caminho.
Meditar para transcender o carma (veja a primeira lei) é uma saída melhor do que pagar o débito com uma boa dose de sofrimento. É como lavar roupa em um rio: a cada mergulho, saem algumas manchas.
Dar nova expressão à experiência aparentemente negativa é outra maneira de quitar as dívidas. Procure reconhecer as causas do ocorrido, assimilar a mensagem e torná-la útil a seus semelhantes. Assim, você enxerga a semente de oportunidade e ata essa semente a seu darma, que é seu propósito de vida (veja a sétima lei). Quem enfrentou problemas físicos pode escrever um livro a respeito, caso transmitir o que aprende seja seu talento.
Em nome da lei. (coloque em ação o princípio do carma, ou da causa e efeito, com os seguintes passos:)
1. Observe as escolhas que fará e tenha noção delas. Diariamente leve em conta que se preparar para o futuro significa se conscientizar do presente.
2. Procure sempre responder a duas perguntas: “Quais serão as conseqüências desta opção?” e “essa escolha trará satisfação e felicidade a mim e aos outros afetados por ela?”
3. Oriente-se pelas mensagens manifestadas por seu corpo, principalmente o coração. Sensações de conforto indicam a direção correta.
Fonte: Bons Fluídos

Nenhum comentário:

Postar um comentário