quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Como se alimentar bem no Trabalho....

Hummm... primeiro.... parar para se alimentar !!!!
Muitas vezes é melhor comer em um restaurante self-service do que em casa, pela quantidade e variedade de alimentos disponíveis, por isso, é mais fácil ter uma alimentação saudável, mas para quem trabalha em um ritmo frenético de horários e stress, a grande preocupação não é o que comer, mas sim ter a disciplina de ir comer todos os dias no mesmo horário e parar para relaxar durante esse período apreciando os alimentos e respirando corretamente durante essa pausa no dia. Mas garanto ... VOCÊ CONSEGUE !
Nos restaurantes self-service, uma dica é dar uma olhada prévia nos pratos oferecidos no dia e fazer suas escolhas antes de se servir – assim se evita pegar comida demais, sendo a quantidade ideal é o que caberia em suas duas mãos abertas juntas.
Metade do prato deve ser composta por legumes e verduras, um quarto pelos acompanhamentos, como feijão e arroz, e outro quarto pela carne ou proteína de soja.
Alguns dizem que não é bom tomar líquidos durante as refeições, mas na medicina Ayurvédica se diz que pelo menos meio copo com água é importante para ajudar a mastigação, a dissolução dos alimentos e a absorção pelo sistema digestório.
Se você não resiste a uma sobremesa, opte pela gelatina ou frutas e que tal comer as frutas antes dos alimentos mais pesados? As frutas possuem nutrientes que uma vez ingeridos antes das refeições mais pesadas são mais facilmente absorvidas pelo sistema digestório. Chocolates e outros doces costumam relaxar e dar sono logo após a refeição, além de possuir gordura que prejudica a digestão.
Devem ser evitados alimentos mais calóricos e ricos em gorduras, como purês, carnes fritas, à milanesa ou à parmegiana, batata frita, salgadinhos, molhos à base de maionese, massas ao molho branco e doces. Outra dica é evitar usar o sal de mesa para temperar alimentos, pois ele é rico em sódio, que aumenta a retenção de líquidos e a pressão arterial. Levar de casa o lanchinho da tarde também é uma boa saída. Mas nada de salgadinhos, doces ou bolachas recheadas. Dê preferência a frutas, iogurtes, barrinhas de cereais e bolachas integrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário