quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Meio Ambiente Limpo

"Ambiente limpo não o que mais se limpa e sim o que menos se suja” – Chico Buarque

Quando você joga uma garrafa, um papel, bituca de cigarro, chiclete, não importa,..quando você joga na rua o que você considera lixo, você não está jogando realmente fora, você só está transferindo a responsabilidade da limpeza de sua casa para outra pessoa.
Pois o ambiente em que você vive... o Planeta Terra é a sua casa, e a única que realmente é sua. Não tem outro lugar onde você possa ir, ou se esconder. Ainda não pelo menos.
Então Cuide bem da sua casa. Não descarte lixo de qualquer jeito, jogando na rua. Você já parou para pensar o caminho que esse lixo faz, ou pela água das chuvas ou pelos ventos? Não pensou? Então pense. Quando você descarta na rua de qualquer jeito, as chuvas irão carregar esses resíduos para os bueiros, para as caixas de coleta de gordura de alguma casa e para os rios. Com a quantidade de lixo que todos jogam, os bueiros entopem, as caixas de gordura entopem, e os rios se tornam poluídos. É daí que vem as enchentes, o mau cheiro, a contaminação dos rios e lagos, morte da fauna e flora, engarrafamentos.. e assim por diante... conseguiu visualizar?
Os ventos podem carregar sacos plásticos para fios elétricos, exaustores, sistemas de ventilação e até turbinas de aviões... e as bitucas de cigarro podem ser carregadas acesas para um gramado ou mata que está seca, iniciando assim um incêndio e acidentes nas estradas. Visualiza? Pois então.... agora é momento de se conscientizar e parar de jogar lixo nas ruas.
Jogue em uma lixeira, ande com um cinzeiro portátil e no carro coloque aquelas lixeirinhas que ficam presas ao câmbio. Seja consciente, educado e esvazie suas lixeiras em suas casas para o descarte correto.
Seus atos são reflexo de sua saúde física e mental.

Um comentário:

  1. gostei!!! muito obrigada,me ajudou a fazer meu trabalho e a saber mais alguma coiza que medeu novos encinamentos !!!

    ResponderExcluir