domingo, 6 de dezembro de 2009

Princípios que regem as práticas corporais chinesas !


As artes terapêuticas chinesas como um todo se prestam à facilitação de um processo alquímico que se dá nas profundezas viscerais do corpo: a transformação do Jing (Essência, ou força potencial que manifesta a vida) em Chi (Vapor, ou energia atuante que conduz os processos), e do Chi em Shen (espírito, ou energia consciente).

Para esse propósito as práticas corporais chinesas, em geral, se apóiam em quatro princípios básicos de mobilização energética: regular o corpo, a respiração, a mente e o Chi.
- Regular o corpo é posicioná-lo de forma a que sirva de estrutura material apropriada para as operações energéticas que ali ocorrem. É aquilo que os hindus chamam de Ásana, postura correta.
- Regular a respiração é resgatar a forma natural e econômica de exercer essa atividade vitalizante, geradora das energias corporais e mediadoras entre o corpo e o seu entorno. A sincronia da respiração harmoniosa – lenta, suave, profunda e rítmica - com posturas e movimentos corporais é a forma mais poderosa de ordenar as funções do corpo-mente.
- Regular a mente é aquietá-la e utilizá-la conscientemente na condução dos fluxos energéticos através do corpo, por meio das meditações curativas. Os taoístas dizem que para onde vai o mental, vai a energia.
- Por fim, regular o Chi - o que só é possível após atender às condições anteriores- é mobilizar o caudal energético e desfazer as obstruções no seu fluxo, mantendo abertos esses caminhos que conduzem a vida.

Entrevista de Juracy Cançado concedida ao Jornal "O Tempo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário